sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Evento: XII Encontro Estadual de Educação Física


módulo: dança
ministrante: Prof. Esp. Bosco
local: CQP - antigo Colégio Brasília
data: 20 de outubro de 2011
nº de participantes: 35


resumo: o módulo de dança foi realizado dia 20/10/11, em 2 períodos. Pela manhã, num 1º momento, foi apresentado o contexto global da dança, através do tópico "a dança e seus elementos", momento em que foi discutido - espaço cênico, cenário, coreografia, objetos cênicos, figurino, adereços, maquiagem, penteados, sonoplastia e iluminação. Num 2º momento, foi realizado um "estudo rítmico", aplicado à música e dança. Pela tarde foram apontados 4 caminhos para o ensino dança na escola, conforme ilustro abaixo:





dança e brinquedos populares






Dança livre


danças sergipanas: parafusos

 
danças de salão




sexta-feira, 17 de junho de 2011

Evento: Oficina '"O corpo em som e movimento"

A oficina "O CORPO EM SOM E MOVIMENTO",  foi realizada dia 9 de junho de 2011, na Universidade Federal de Sergipe, no Curso de Dança, disciplina Danças Brasileiras. O convite foi realizado pela professora, mestra, Jussara Rosa e a oficina foi ministrada por mim, Bosco Daju.


Bosco e flauta doce - Escravos de Jó

A oficina se baseia em livre experimentação dos sons e movimentos, explorando o potencial expressivo humano. Valoriza a experiência adquirida e as inúmeras possibilidades surgidas ao longo do fazer.

Foram 2 horas de estudos rítmicos, com a participação de 20 alunos do curso de dança-UFS.

Ações realizadas: 
  • fundamentação teórica - o ritmo e seus elementos
  • acompanhamento ritmico da música Escravos de Jó, tirando som com o próprio corpo (palmas, tapas, estalzar de dedos,...)
  • criação e vivência de diferentes células rítmicas com a utilização de instrumentos percussivos (pau de chuva, pandeiro, reco-reco, ganzá, caxixi, alfaia, zabumba, entre outros), para a música Escravos de Jó.
  • Elaboração de uma sequência de movimento (temática livre), estudo da estrutura rítmica da sequência de movimento e produção de um acompanhamento sonoro para a movimentação.











recursos utilizados:

  • sala de dança
  • aparelho de som e cd.
  • instrumentos percussivos, flautas e violão.


Aracaju /Sergipe /Brasil

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Produção: Espetáculos coletivos

No final de 2007 reuni um grupo de dançarinos, para realizar estudos, pesquisas e produções em dança. Como resultado da iniciativa, foram produzidas as seguintes apresentações:



Bosco - Filhos de Ará


“Filhos de Ará” - montado em 2008  para palco tradicional;  remontado em 2010 com duas propostas diferenciadas: A primeira numa versão brincante, com aproximadamente 20 componentes e dançado em palco de rua e, a segunda, numa versão mais intimista, para sala de ensaio.
  




Bosco Daju - Imounrara




"Imounrara – aqueles que são livres”: apresentado no Encontro Cultural de Laranjeiras, em 09 de janeiro de 2010; na Virada Cultural em 20 de março de 2010.

Bosco Daju - Nativos





"Nativos": apresentado na V Semana de Dança, realizada pela SECULT, dia 22 de maio de 2011, no Teatro Tobias Barreto, às 20 h.
 











contatos: 
boscodaju@gmail.com



sábado, 23 de abril de 2011

O proponente: Bosco Daju - "um corpo criativo"

Bosco Daju
Oi pessoal, sejam todos bem vindos!

Esse blog tem como objetivo registrar e compartilhar as minhas experiências profissionais: uma espécie de portfólio virtual. Um instrumento  criativo e divertido, onde relato por meio de  textos, fotos e vídeos, as minhas produções educativas, culturais e artísticas e os eventos que sou convidado a participar.
Assim, de modo prático, trago informações a todos que acompanham as minhas criações e aos que desejam compartilhar as experiências.
Segue um breve resumo da minha formação acadêmica, os caminhos de atuação e as produções culturais e artísticas realizadas.


Bosco Daju - "Um corpo criativo"

Bosco Daju - 2013
Origem

Filho de Janira de Oliveira Torres Santos e José Alves dos Santos, nasci em 05 de outubro de 1974, em Aracaju, Estado de Sergipe, litoral nordestino brasileiro, sendo nominado de João Bosco Torres Santos.

Formação Acadêmica

Educação básica: Educandário Nossa Senhora de Fátima (educação infantil e os quatro primeiros anos do ensino fundamental, de 1979 a 1988) e Colégio Salesiano (conclusão do ensino fundamental e ensino médio, de 1989 a 1991). Ambas as instituições sediadas em Aracaju/SE.
Quanto ao nível superior:
Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física (UFS, 1992 - 1997).
Graduação: Licenciatura em Música (Uninter/PR, 2020 - 2024).
Especialização: Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA - 2024).
Especialização: Arte-Educação (Faculdade São Luis de França/SE - 2026).
Mestrado: Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais (Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas/RS - 2012-2013). 


Formação continuada 

Paralelamente ao caminho de formação acadêmica, tenho participado de cursos livres de Danças folclóricas, Ballet, Danças de Salão, Danças Moderna e Contemporânea, oficinas e batizados de capoeira, cursos de Reiki, nível I, II e III, cursos de violão, flauta doce, técnica vocal e teoria musical. T

Nome artístico e Registros profissionais

Nome artístico:  Bosco Daju (cunhado em 15 de agosto de 2013).

Registros:   
CREF: 26 –G/SE (profissional de educação física, desde 05 de outubro de 2000):
DRT: 264/SE (coreógrafo e bailarino; com o registro de bailarino sendo obtido em 26 de fevereiro de 2002 e o de coreógrafo em 02 de abril de 2007).

Bosco Daju - 2013
Atuação

Atuo na área de práticas corporais, desenvolvendo ações na área de Educação Física, dança e música, desde o ano de 1993. A seguir apresento alguns exemplos:
Na Educação Física atuei no Educandário Nossa Senhora de Fátima (1993-1995), no Curso Colégio Módulo LTDA (1995-2004),  na Escola Estadual Luis Guimarães/São Cristóvão (1999-2003), na Escola Estadual John Kennedy (Centro de Esportes do Ensino Fundamental 2004-2008), no Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz (2009 a 2017) e na escola Estadual Professor Arthur Fortes (de 2018 aos dias atuais).
Na dança atuei no Serviço Social do Comércio (SESC/SE), realizando oficinas e cursos de Danças de Salão (de 01 de fevereiro de 2006 a 20 de janeiro de 2008) e em diferentes academias em Sergipe e na Bahia, bem como participei de eventos a nível local, nacional e internacional, a exemplo do GymBrasil – Gymnaestrada Brasileira em 18 de dezembro de 1994 e a Gymnaestrada mundial em Berlim, Alemanha, em junho de 1995.

Espaço de Dança Bosco Daju - EDBD

Espaço de Dança Bosco Daju - EDBD

Produções artísticas

Eventos: Festival Nossa Dança (5 edições, de 2004-2008): Projeto Ponto Coreográfico (5 edições, 2011 e 2014-2017)
Núcleo artístico e cultural: Espaço de Dança Bosco Daju (2015)

Livros publicados: A Dança em Cena - reflexões sobre a criatividade nos processos coreográficos (2014); A Dança Livre - EUAÍ (2018).
 Espetáculos solo e autoral (compondo a coreografia, música e figurino): Imounrara; Nativos; Nego da terra; Filhos de Ará.


"A vida é uma  trajetória sempre revista e ampliada. Um contínuo aprendizado tecido ao caminhar, fechando e abrindo ciclos de possibilidades a cada novo passo realizado. Cada um de nós é uma história e participa da própria criação - somos seres autobiográficos" (Bosco Daju)


Contatos e informações:
boscodaju@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/0363528592153042