sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Produção: música - Repressão

Oi pessoal!
Compartilho com vocês uma canção composta por mim, em 09.04.12, a partir das reflexões tecidas na Disciplina de Memória Social, do curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, na Unilasalle/Canoas. 

.




música: repressão (09.04.12)
composição, execução e gravação: Bosco



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Produção: Coreografia solo - Paisagens 2

Oi Pessoal, nessa minha jornada no Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, no Unilasalle, em Canoas/RS, tenho refletido muito sobre importantes questões relativas ao contexto de atuação com a dança. Temas como mobilidades culturais, transnacionalidades, gestão e produção cultural são sempre bons de serem pensados e repensados, de modo que não permitamos que nosso pensamentos se cristalizem, nem que conceitos e valores se materializem de modo muito sólido. Isso nos faria perder a beleza do instante, o fascínio do "disdizer o que dissemos antes", como afirmou o cantor e compositor Raul Seixas. 
Assim, continuo essa minha jornada refazendo ideias, questionando meus próprios conceitos oriundos das experiências cotidianas. Foi o que fiz com o vídeo paisagens - um manuscrito corporal entrelaçando elementos da paisagem urbana, num redesenho contínuo (4:30 min). O vídeo que havia sido postado com uma outra proposta visual, nesse novo formato, destacando os traços, as linhas e curvas, causa uma nova impressão, uma nova integração do corpo que dança com o ambiente em que se insere. Vejamos como a mesma dança se apresenta para nós, nessa nova proposta visual.


                                                                                                     


Coreógrafo/intérprete: Bosco
Local: Praça 1º de Julho, Bairro São José – Canoas/RS
Data: 13 de junho de 2012



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Produção: Coreografia solo - paisagens 1



Desde março de 2012 estou cursando mestrado em Memória Social e Bens Culturais, no Centro Universitário La Salle - Unilasalle, em Canoas/RS. Até o momento pude cursar as disciplinas de memória social, paisagens urbanas, oficina de monitoramento e avaliação de projetos sociais, seminário de pesquisa, comportamento organizacional, economia da cultura e direitos intelectuais e, produção e gestão cultural. A síntese de todas as questões discutidas ao longo desse período expresso por meio dessa coreografia que intitulei "Paisagens"um manuscrito corporal entrelaçando elementos da paisagem urbana, num redesenho contínuo... Foi realizada em 13 de junho de 2012, na Praça 1º de Julho, Bairro São José - Canoas/RS. Apreciem e comentem.

um forte abraço a todos 

Bosco Daju, 20/06/12 

domingo, 11 de março de 2012

Produção: Projeto Ponto Coreográfico (PPC) - Histórico







Idealizador e diretor: Prof. M. Bosco Daju
Instituição: Colégio Estadual Djenal Tavares Queiroz  (R. Zaqueu Brandão, 92 – B. São José, Aracaju/SE)
Disciplina vinculada: Educação física e Artes cênicas
Objetivo geral: Focalizar o corpo nos processos pedagógicos, por meio da linguagem da dança, destacando sua importância para a formação integral, o conhecimento  geral, comunhão cultural, crítica social e expressão dos sujeitos.
Objetivos específicos: realizar oficinas de vivências continuadas, favorecendo o estudo do corpo e de suas possibilidades de expressão pelos movimentos; realizar intervenções, promovendo o intercâmbio com outros projetos, eventos e instituições educativas e culturais; realizar um festival de dança ou mostra coreográfica, anualmente, propiciando um espaço para a fluidez das produções artísticas dos estudantes; Realizar um espetáculo de dança, anualmente, abordando temáticas culturais ou sociais relevantes na atualidade.
Ações programadascom base nos objetivos elencados, o PPC tem quatro tipos de açõesvivências, intervenções, festival  ou mostras coreográficas e espetáculos. As oficinas de vivências consistem em ações práticas desenvolvidas ao longo do ano, experimentações corporais diversas necessárias à confecção das demais ações; as Intervenções são realizadas em diferentes momentos, de acordo com o calendário de eventos da instituição e com as datas comemorativas de relevância cultural. Exemplo: vivência de maculelê – 2015; quadrilha inganchê – 2016; o Festival ou Mostra coreográfica, intitulado Nossa Dança – 2016, acontecendo em frequência anual, tendo como característica propiciar um espaço para a fluidez artística dos estudantes. Já os Espetáculos consistem em apresentações cênicas, de frequência anual, geralmente realizadas em um Teatro, sempre abordando temáticas culturais ou sociais.



Edições:
Ano 2011: em 17 de dezembro de 2011
Tema: Dança dos Estados Brasileiros – matriz afro
Local: Quadra da instituição.
Ano 2014: 20 de dezembro de 2014
Tema: Latinidade – Danças das Américas
Local: Teatro Lourival Baptista
Ano 2015:  04 de março de 2016
Tema: Guerra de mitos – Na caverna da democracia racial

Local: Teatro Lourival Baptista 
Ano 2016:  03 de fevereiro de 2017
Tema: Educação mínima  no Brasil– uma questão social
Local: Teatro Lourival Baptista
Ano 2017:  12 de agosto de 2017
Tema: Danças Sergipanas e Brasileiras – nosso olhar

Local:  Quadra do Colégio Estadual Djenal Tavares Queiroz